2023 chegou. Você já está pronto para o Food Service

2023 chegou. Você já está pronto para o Food Service?

Estamos fechando 2022 com transição no Governo Federal – em um processo eleitoral que ficou longe de ser tranquilo –; formação de nova bancada no Congresso Nacional; continuidade ou renovação nos governos estaduais; idas e vindas na economia pós-Covid (pelo menos o momento mais crítico da pandemia); e, é triste mas temos que registrar, eliminação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo – lá se vão cinco edições com o sonho do “hexa” adiado.

Agora, é pensar no novo ano que está batendo à porta, já pedindo para entrar. Cenário macro desenhado, vamos focar o propósito deste espaço: falar sobre food service.

Você já está preparado para 2023? Como está seu planejamento? Que fatores está avaliando? Onde vai investir e onde vai cortar? Que correção de rumo vai precisar fazer? O que deu certo no ano que está acabando e que precisa ser continuado? E que erros têm de ser superados?

Nós, da J.Pontara, com quase 20 anos dedicados a observar o mercado de food service e a levar estratégias inteligentes para indústrias, distribuidores, atacadistas e cash&carry, temos algumas questões preciosas que vão ajudar você a enxergar o próximo ano com mais clareza e a desenhar perspectivas mais assertivas no seu planejamento.

Como enxergar o food service em 2023 e não ser surpreendido?

Vamos lá! A melhor maneira de se preparar para um cenário futuro é olhar para tudo que foi vivido e superado no passado e o que está na janela do presente. No food service, isso funciona do mesmo jeito.

Por isso, aqui estão cinco questões para você refletir antes de “sair para vender”:

1.    Pense no consumidor final como principal agente do mercado de alimentação fora do lar. Como ele está consumindo? Onde está consumindo? Quais são as mudanças significativas no comportamento dele com relação a preço, saudabilidade e variedade?

2.    Como o transformador está entregando o produto “comida” ao consumidor? O delivery vai se estabilizar com a dimensão que ganhou no “boom” provocado pelo lockdown? Você tem esses dados na mão para observar porcionamento, embalagem etc.?

3.    Ainda sobre o transformador, que alterações ocorreram no comportamento de compra dele? Como está a relação dele com distribuidores e indústrias? Ele está conseguindo manter o cardápio (variedade + qualidade) sem onerar muito os preços? Como está a capacitação da mão de obra dele depois da crise provocada pela pandemia?

4.    Seja você indústria, distribuidor, atacadista ou cash&carry, que valor está entregando nas suas relações comerciais, além de produto-preço-prazo? O seu prospect percebe a diferença entre você e os concorrentes? Você conversa com sua equipe de vendas sobre isso?

5.    Que leitura você está fazendo do cenário macroeconômico? Está considerando todas as possibilidades com as eventuais mudanças – positivas e negativas – que virão na nova gestão da economia do país?

Aí estão cinco questões para você levar para sua próxima reunião. Se quiser contar com nossa presença, é só chamar e providenciar o café.

Um abraço da equipe JPontara e um ótimo 2023 para todos nós!

Jean Pontara é especialista em criar e implantar estratégias para que distribuidores, indústrias, atacadistas e cash&carry possam vender mais no food service

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