Minha segunda graduação foi em Gastronomia, já com 32 anos de idade. Mas eu já atuava, há alguns anos, nos negócios do food service.
Na minha turma de faculdade, no curso noturno, a maioria era composta por jovens que já trabalhavam em cozinha e que estavam ali buscando uma formação para evoluir na carreira.
Com o desenrolar das disciplinas, veio para grande parte dos meus colegas uma frustração: no curso de gastronomia, sim, era preciso ler, escrever, decorar textos, estudar a história da gastronomia, dominar a ciência dos materiais aplicada às panelas e aos utensílios, e também era preciso… FAZER CÁLCULOS!!
SIM, A GASTRONOMIA é inteiramente baseada na matemática. Como?
As receitas, suas fichas técnicas e seu modo de preparo são descritas em números: gramas (g), em percentuais (%), em tempos de preparo (min, h), em temperatura (ºC), em quantidades de itens (unids, cxs), números de porções e por aí vai…
Voltando à faculdade, meus colegas de classe, nascidos nas cozinhas, onde passaram a vida produzindo pratos em medidas caseiras – “1 colher”, “1 xícara”, “1 lata”, “1 caixa” etc. – , ficaram em pânico. Assustaram-se de verdade, e minha classe foi reduzindo ano a ano…. Ao final, só se formaram aqueles que, além de cozinhar, sabiam ou aprenderam a fazer cálculos e trabalhar com números.
Por que falo tudo isso???
Passados mais de 15 anos, volto aqui a tocar neste tema, mas agora para nossos COMERCIAIS DO FOOD SERVICE, sobre a importância de se tornarem capazes de usar a matemática no seu dia a dia, ou seja, na venda!
Reflita comigo: o percentual de participação de determinado ingrediente no CMV daquele prato, produzido por aquele cliente que você quer convencer a trocar para o seu produto, como você calcula e avalia o impacto na receita?
Outra reflexão: mesmo quando falamos de sabor, aroma, sabor, textura, algo sensorial, utilizamos a estatística para tomar decisões, como: x% dos consumidores aprovaram o sabor; x% aprovaram a textura; ou x% preferiram o prato A e x% o prato B… Viu como a matemática anda lado a lado com a gastronomia?
Por isso, dominar a matemática, mesmo nas operações básicas – soma, subtração, multiplicação, divisão, juros simples, cálculos percentuais – dá uma ENORME VANTAGEM AO SEU COMERCIAL!
Resumindo, estas são as principais aplicações práticas da matemática nas vendas ao food service:
- Impacto de um ingrediente no CMV de um prato
- Rendimento de um produto em uma receita
- Bonificação concedida em vendas
- Descontos, reajustes…
- Verbas comerciais
- Impactos dos impostos no preço, Imposto ST, e daí por diante…
Quer pensar mais sobre isso?
Venha conversar comigo! Tenho um programa de treinamento na medida para sua equipe de vendas. E pode ter certeza: seus vendedores vão sair da sala sabendo fazer contas!!!
JEAN PONTARA é um dos maiores especialistas em Vendas ao Food Service de todo o Brasil. Há 18 anos, ele tem criado estratégias, implantado projetos e formado equipes para Distribuidores, Atacadistas, Indústrias, Cash&Carry, Fabricantes de Equipamentos, Empresas de Tecnologia e Fundos de Investimentos, com uma experiência ímpar na área.