Cash&Carry: Um Canal Estratégico de Abastecimento para o Food Service

Quando pensamos em abastecimento ao food service, geralmente a primeira imagem que vem à cabeça é a do caminhão de pequeno ou médio porte, com o logotipo de um distribuidor, fazendo entregas de insumos ponto a ponto, em uma rota preestabelecida e com pedido previamente fechado por um vendedor especializado. Certo?

Porém, há outros meios de abastecimento dos canais do food service igualmente significativos. Hoje, vou me dedicar a falar sobre o Cash&Carry. Nesse caso, o caminho é o inverso do que ilustrei acima: o operador /transformador/ proprietário do estabelecimento de alimentação fora do lar vai até a loja com sua lista de compras e volta com os produtos de que precisa. 

Por que ele faz essa opção? 

Venha analisar comigo!

As vantagens do Cash&Carry

Calma, eu não vou fazer aquela clássica tabelinha com duas colunas, uma para pontos positivos e outra para pontos negativos. Em relação ao Cash&Carry, essa percepção tem que vir do próprio operador/comprador do estabelecimento, do chef de cozinha, transformador, enfim. 

Como consultor para o mercado de food service, eu tenho atendido nos últimos 18 anos alguns dos mais importantes distribuidores e atacados de autosserviço do Brasil. Por isso, posso listar com propriedade os pontos mais estratégicos que levam o operador a comprar nas lojas de Cash&Carry:

  • A loja funciona como “estoque” do estabelecimento, economizando e até dispensando gastos com espaço físico
  • O operador pode comprar pequenas quantidades, abaixo do “pedido mínimo” de um distribuidor
  • O canal é ideal para reposições de emergência, para comprar algo que se esqueceu de pedir ou que o vendedor não tinha para oferecer na última visita
  • No Cash&Carry o operador tem acesso a formas mais flexíveis e diversificadas de pagamento 
  • Comprar com cupom fiscal, em vez de nota fiscal, é um ponto que atrai também
  • Nas lojas de autosserviço do Cash&Carry o operador tem uma visão geral dos itens e pode fazer a comparação de preços sem ser influenciado pelo vendedor 
  • O operador tem acesso a promoções sazonais e pontuais (Páscoa, aniversário da loja, São João, verão…)
  • O Cash&Carry permite ao operador fazer compras tanto para seu estabelecimento quanto para sua casa.
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   Fonte: gente.globo.com/pesquisa-infografico-varejo-alimentar

Números mostram posicionamento do Cash&Carry

Para complementar, trago aqui uma pesquisa realizada pela Galunion em parceria com a Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e o Instituto Foodservice Brasil (IFB) que mostra que 39% dos operadores estão comprando diretamente de atacados e Cash&Carry.

Os dados foram levantados entre os dias 7 de novembro e 2 de dezembro de 2022 junto a 380 respondentes, que representam 9.136 estabelecimentos em todo o Brasil.

Portanto, não há como dizer qual formato de compra é mais vantajoso. Isso vai depender do momento e das necessidades do operador do canal. A você, fornecedor, cabe o papel de conhecer a fundo a sua carteira e a praça onde atua, para compreender o momento de compra de cada cliente e direcionar suas estratégias.

ATENÇÃO – Nem todo Cash&Carry está preparado para abastecer o Food Service

O que temos visto nos últimos anos é a explosão do modelo de atacarejo, com sortimento focado em abastecer o B2C e o pequeno varejista/supermercadista de revenda. 

Esse negócio não tem a “cesta de Itens” necessária e relevante para ser um fornecedor, e isso confunde muito operador, que se dirige às lojas e percebe em poucos minutos que foi ao lugar errado.

Nos últimos anos, nós, da J.Pontara, fizemos ajustes em muitos atacados de autosserviço a fim de adequar seu mix de produtos para torná-los fornecedores relevantes para algumas tipologias de operadores de food service.

Observe

Se você viu neste artigo uma oportunidade para conhecer melhor o formato Cash&Carry e pensa em investir no segmento ou reestruturar o seu negócio, venha conversar comigo! Tenho ótimos cases e análises de mercado para ajudá-lo a direcionar sua decisão.

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JEAN PONTARA é um dos maiores especialistas em Vendas ao Food Service de todo o Brasil. Há 18 anos, ele tem criado estratégias, implantado projetos e formado equipes para Distribuidores, Atacadistas, Indústrias, Cash&Carry, Fabricantes de Equipamentos, Empresas de Tecnologia e Fundos de Investimentos, com uma experiência ímpar na área.

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