Em meados deste ano, após proferir uma palestra sobre food service em uma das principais feiras do setor, fui abordado pelo CEO de uma indústria de congelados de médio porte que estava na plateia. Ele me dirigiu a seguinte questão: “Jean, como faço para fornecer meus produtos para as grandes redes de alimentação?”
A pergunta desse empresário é recorrente no mercado e é o que se espera de quem empreende no food service. Afinal, basta imaginar o que significa, para quem fabrica e comercializa alimentos, um contrato com uma franquia de alimentação de atuação internacional, por exemplo.
Os quatro requisitos para conquistar as grandes redes de alimentação
Voltando ao empresário presente na palestra, descemos para um café e prosseguimos na questão. Expus a ele que, para conquistar a atenção das grandes redes do food service, para sua indústria seria preciso seguir quatro mandamentos primordiais:
1º Investir em Versatilidade Fabril. Ou seja, você precisa ter uma unidade fabril que permita customizar os produtos, porque no caso de redes perfil QSR (Quick Service Restaurant, o nosso Fast Food), o mais habitual é que eles demandem produtos que não são de linha, de catálogo.
2º Capacitar sua equipe de R&D (Research and Development, ou Pesquisa e Desenvolvimento em português). É dessa equipe que irão sair os produtos que você vai vender para as redes
3º Concentrar esforços na Aplicação. É preciso fazer o produto funcionar dentro da operação do cliente, importante ter um quadro de profissionais com esse perfil de cozinha
4º Contar com um Time Comercial de alta performance – profissionais de carreira técnico-comercial que entendam o briefing de um novo produto
E isso é só o começo! Você ainda precisa ter uma leitura precisa do mercado em que quer entrar e entender toda a logística exigida pelas grandes redes, nem todas tem um centro de distribuição ou um operador logístico para vendas com entregas centralizadas.
Quer saber mais?
Aqui na JPontara temos diversos cases de sucesso, alguns de indústrias que “saíram do chão” e hoje celebram contratos com algumas Redes Gigantes de Alimentação Fora do Lar. Venha tomar um café que eu mostro como você também pode chegar lá!
Jean Pontara é especialista em criar e implantar estratégias para que distribuidores, indústrias, atacadistas e cash&carry possam vender mais no food service