Estratégia Go to Market no Food Service: Amplie seu faturamento e conquiste novos mercados

Se você é Distribuidor, Atacadista, Cash&Carry ou Indústria e fornece para o mercado de alimentação fora do lar, este conteúdo é para você. Porém, ainda que você não seja desses segmentos, leia também, pois é um conhecimento que pode acrescentar um valor a mais aos seus relacionamentos comerciais no food service.

Vamos lá!

Diariamente, eu recebo aqui na JPontara o contato de fornecedores que atendem restaurantes, bares, padarias, pizzarias, lanchonetes, rotisserias, hotéis… E quase todos têm algo em comum: querem implantar uma estratégia única para aumentar seu faturamento vendendo para aqueles diversos canais.

E como eu respondo? Digo que não existe essa estratégia única! No food service, é preciso criar estratégias específicas para cada segmentação/tipologia de operadores do setor. A partir daí, apresento como resposta (e proposta) um plano desenvolvido, testado e aplicado pela JPontara: o Go To Market Strategy.

Go to…?

Go to Market ou GTM ou Go to Market Estrategy é um plano que apresenta caminhos para o Distribuidor, o Atacadista, o Cash&Carry e a Indústria acessarem ou melhorarem sua performance no food service, seja melhorando os indicadores, seja abrindo oportunidades nos canais e nas praças em que ainda não atuam.

O GTM pode ser aplicado nas seguintes situações:

  • Growth: Crescimento no seu mercado de atuação
  • Market Entry: Entrada em novos mercados
  • Protection: Proteção a ataques de novos entrantes
  • Quality: Melhoria na qualidade de venda naquele mercado em que você já atua.

Para construir o Go to Market, apresento aqui algumas das dezenas de questões que precisam ser definidas e/ou negociadas entre consultoria e contratante:

  • Quais os objetivos quantitativos específicos para esse GTM? Mkt Share? Faturamento? Margem? Mix? Frequência?
  • Quais os produtos e as linhas?
  • Qual posicionamento está buscando? High Performance-$$$, Best Value-$$, Low Performance-$
  • Qual necessidade de mercado vamos suprir?
  • Quais diferenciais/valores buscamos e de quais temos reconhecimento?
  • Para quem você quer vender? Quais tipologias de clientes?
  • Em quais regiões geográficas o projeto será implantado?
  • Quais canais pretende usar para distribuir?

Aplicando o GTM na prática

Para aplicar o Go to Market, após as delimitações dos objetivos, nosso primeiro passo é fazer uma avaliação nos diversos departamentos que serão envolvidos na estratégia, principalmente o Marketing, o R&D (Pesquisa e Desenvolvimento), o Comercial e a Logística.

Em seguida, formamos o time do projeto para começar a caminhada, passo a passo, pedra a pedra, sempre de olho no cronograma e nos recursos! 

Finalizando, com o Go to Market você vai implantar a estratégia correta para aumentar seu faturamento, ampliar seu posicionamento e abrir novos mercados com toda a sustentação para cada passo.

Vamos conversar mais sobre isso?

Jean Pontara é especialista em criar e implantar estratégias para que distribuidores, indústrias, atacadistas e cash&carry possam vender mais no food service

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