Já é um clichê consagrado falar sobre os desafios gigantes enfrentados pelo mercado de alimentação fora do lar durante a pandemia. Foi um período que exigiu o máximo de resiliência de proprietários de bares, restaurantes, padarias, lanchonetes, buffets e outros do segmento. Exigiu de proprietários e de seus funcionários também, é bom destacar.
Esse período, tão recente e ainda inspirando cuidados, entre 2020 e 2022, “forjou no fogo” o empreendedor brasileiro do food service. Antes de se reinventar, palavra-chave que estourou na pandemia, foi preciso sobreviver. E daqui para a frente? O que esperar do mercado de alimentação?
De acordo com o Instituto Foodservice Brasil (IFB), o consumo de alimentos fora de casa voltará ao cenário pré-pandemia ainda em 2023. Números do IBGE apontam que, em 2019, cerca de um terço do orçamento das famílias brasileiras era gasto em refeições fora do lar.
Quer mais números? Veja o que obtivemos utilizando a ferramenta de pesquisa CHD Expert:
· 80% dos consumidores voltaram a frequentar restaurantes após a pandemia
· 44% visitam restaurantes ao menos uma vez por mês
· Outros 46% vão aos estabelecimentos de alimentação fora do lar de duas a três vezes no mês
Um olho no fornecedor, outro no consumidor
Para o transformador – proprietário de bares, restaurantes, padarias e outros estabelecimentos do food service –, a chave da sobrevivência está em duas equações: entender o seu público e trazer o fornecedor para a sua realidade.
E são ações concomitantes, pois quando o fornecedor vive a operação diária do seu cliente, acompanhando o trajeto cozinha-salão-balcão, ele vai ter no seu escopo de atendimento um raio-x completo e fiel das dores do operador.
E, ao mesmo tempo, esse operador, ao ficar atento ao comportamento e à experiência do seu público de balcão e mesa, vai conduzir seu negócio com a melhor assertividade possível, fazendo os ajustes “em tempo real” e aplicando essa observação ao treinamento da mão de obra.
Está aí nossa dica para você “vencer o futuro”!
Para fechar, vou reproduzir uma “provocação” que fiz recentemente na minha página do Instagram:
“Jamais existirão dois restaurantes no mundo com a mesma experiência. Sabe por quê? Porque as pessoas são únicas. São elas que fazem a experiência acontecer”
Jean Pontara é especialista em criar e implantar estratégias para que distribuidores, indústrias, atacadistas e cash&carry possam vender mais no food service