Aqui, na J.Pontara, eu estou divulgando há pelo menos dois meses mais de 100 vagas para profissionais especializados no food service. São vagas para atuar em todo o Brasil, em cargos de liderança, como supervisão, coordenação e gestão de vendas, além de uma crescente abertura para vendedores e representantes comerciais – eu tenho muitas oportunidades para vendedores e não sei por onde eles andam!
O que está acontecendo?
Assim como abordei no artigo anterior, dirigido aos operadores do food service que não encontram cozinheiros, garçons, gerentes, dentre outros do canal, desta vez estou focando o “o lado de cá do balcão”, ou seja, os profissionais que vão trabalhar para indústrias, distribuidores e atacadistas atendendo aos operadores
- Será que as atividades e a rotina não são atraentes?
- O problema estaria na remuneração?
- Ou os profissionais não enxergam no segmento uma carreira sólida e veem desafios que mais desestimulam do que motivam?
Em 18 anos de consultoria, esse é um dos maiores dilemas que tenho enfrentado. Mas não quero apenas apontar os aspectos negativos. Quero construir com você, que me lê e que acompanha o meu trabalho, um mapeamento para decifrarmos o que ocorre com o mercado do food service e onde reside essa dificuldade de atrair bons profissionais.
Que tal um Programa de Formação em Relacionamento e Vendas com Food Service?
No artigo da semana passada, intitulado Apagão de Mão de Obra no Food Service, eu levantei essa possiblidade e trago a ideia aqui mais uma vez. Agora, talvez esteja comigo a responsabilidade de criar um Programa de Formação em Relacionamento e Vendas com Food Service.
Quero, com isso, atrair profissionais e mostrar para eles como uma especialização nesse mercado pode abrir o caminho para uma carreira cheia de desafios, relacionamentos e, claro, com ótimo retorno financeiro.
E não penso apenas em atender às demandas urgentes do segmento, mas cumprir uma missão social de resgatar o contingente que foi perdido para outros setores da economia, principalmente uma categoria que parece extinta no food service: a do vendedor especializado e, por extensão, o representante comercial 100% dedicado a suprir os canais de alimentação fora de lar!
Estou com esse programa em andamento aqui na J.Pontara, e o primeiro módulo vai tratar das 10 COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA ATENDER AO FOOD SERVICE!
Você vem comigo nessa? Quer entender mais a fundo como vai funcionar o programa? Quer contribuir? Entre em contato agora mesmo e vamos conversar!
JEAN PONTARA é um dos maiores especialistas em Vendas ao Food Service de todo o Brasil. Há 18 anos, ele tem criado estratégias, implantado projetos e formado equipes para Distribuidores, Atacadistas, Indústrias, Cash&Carry, Fabricantes de Equipamentos, Empresas de Tecnologia e Fundos de Investimentos, com uma experiência ímpar na área.