A minha vivência como consultor no fantástico mundo do food service me dá uma função, que é ao mesmo tempo um desafio: identificar junto aos meus clientes – principalmente distribuidores e indústrias – as tendências em produtos e tecnologias para o setor.
Em um momento da história absolutamente acelerado pelas inovações tecnológicas, com o digital ditando o comportamento do mundo físico, é natural que haja uma demanda cada vez mais “ansiosa” por parte do consumidor final no que diz respeito a novidades.
Se é assim com produtos de uso diário – estão aí as indústrias de eletrônicos e automóveis para comprovar –, é assim também com o alimento consumido fora de casa. O frequentador de bares, restaurantes, cafeterias, pizzarias quer novas experiências gastronômicas, novos sabores, novas composições em pratos e drinks.
Então, se ele, que paga a conta, quer novidade, vamos dar o que ele pede. Mas como?
Como entender qual será o próximo “alimento da vez”, a próxima “onda gastronômica”? Para ter uma pista, basta recordar um pouco como era o mundo antes de conceitos como culinária molecular, veganismo, alimentação orgânica, sustentabilidade do campo à mesa…
Como as indústrias e os distribuidores do food service adaptaram-se a essas novidades quando elas eram apenas tendências?
O primeiro passo aqui é perceber que toda tendência é ditada por um fator primordial: o comportamento do consumidor. No caso do food service, estamos falando de quem sai de casa para comer e se divertir e não quer encontrar sempre as mesmas coisas servidas do mesmo jeito.
Outro fator que pesa nisso é indicado pela própria produção de alimentos. Com uma população mundial crescente e as áreas de cultivo cada vez mais sujeitas à variação climática (veja, por exemplo, o que está havendo com a produção de azeite), as indústrias de alimentos precisam o tempo todo pesquisar alternativas e criar meios de substituir produtos em seu portfólio.
Assim, entre a demanda do consumidor final e as necessidades percebidas pela indústria, entra o marketing com a função de apontar tendências e concretizar lançamentos.

Como identificar tendências e antecipar lançamentos?
Seja você indústria, seja você um distribuidor especializado, um cash&carry, um atacarejo, você precisa se antecipar.
Por isso, vou deixar para sua reflexão (e ação) três métodos para você identificar o que vai vender (ou não) no dinâmico e complexo mercado do food service. Se você não segue esse roteiro por estar envolvido em outras frentes do seu negócio, reprograme-se. Se já faz isso, intensifique. Vamos lá:
- Observação: acompanhe o operador/transformador, visite bares, restaurantes, padarias, cafeterias, olhe para as mesas, veja os pedidos mais frequentes, converse com o cliente final, entenda o que ele gostaria de encontrar no cardápio e volte ao operador para analisar como essa lacuna pode ser suprida.
- Networking: seja um incansável frequentador de eventos, vá às grandes feiras do setor de food service no Brasil e nos países reconhecidamente influenciadores e lançadores de produtos. Fispal, APAS, Superminas, Anuga, NRA…são apenas algumas que você deve visitar do primeiro ao último dia, do menor ao maior estande. Converse com os expositores, anote, assista às palestras, faça contato com os palestrantes, agende visitas pós-feira, seja expositor (montar estande numa feira atrai pessoas interessantes e bem informadas sobre o mercado).
- Informação: busque informação o tempo todo. Em publicações especializadas, sites, blogs, vídeos. Dica de ouro: vá atrás das fontes citadas nos meios de informação. Exemplo: se você leu um artigo sobre o desenvolvimento de uma nova linha de ingredientes, procure aquele fabricante que está pesquisando o ingrediente.
Portanto, está lançado o desafio. Adote as três estratégias acima e em pouco tempo você dificilmente será pego de “calça na mão” quando um concorrente quiser antecipar um lançamento no seu nicho de atuação.

Se quiser desfrutar mais dessa experiência e traçar um plano para pesquisar as tendências do mercado, venha conversar comigo. Como embaixador da Fispal há 06 anos tenho muita coisa para contar que você ainda vai ver por aí.
JEAN PONTARA é um dos maiores especialistas em Vendas ao Food Service de todo o Brasil. Há quase 20 anos, ele tem criado estratégias, implantado projetos e formado equipes para Distribuidores, Atacadistas, Indústrias, Cash&Carry, Fabricantes de Equipamentos, Empresas de Tecnologia e Fundos de Investimentos, com uma experiência ímpar na área.