LEIA ISTO ANTES DE TREINAR SUA EQUIPE DE VENDAS!

Vender. Essa palavra, esse verbo, está presente em qualquer empreendimento, seja o “eu sozinho”, que precisa vender seus produtos, seus serviços e sua imagem,  seja uma gigante multinacional com unidades espalhadas pelo mundo. Todo negócio, a partir da sua concepção, precisa vender para existir no mercado e concorrer no seu nicho de atuação.

Parece óbvio, certo? Mas aqui, hoje, quero ir direto ao ponto. E, como a nossa pauta neste espaço é o food service, quando falo em vendas falando para toda a cadeia do setor, da indústria ao distribuidor especializado.

Assim, vou abrir com três questões pontuais:

· Quem está treinando sua equipe de vendas?

· Como ela está sendo treinada?

· Onde você está buscando inspiração e qualificação para deixar seu time afinado antes de colocá-lo em campo para buscar (e manter!) clientes, sabendo que vai encontrar fortes concorrentes assim que pisar rua?

Treinamento genérico x treinamento personalizado: a grande diferença

Se você jogar no Google a expressão ‘treinamento de vendas’, vai encontrar um “Google” de resultados. São diversas empresas e instituições, algumas até com renome e ótimo histórico de formação de profissionais, diga-se. Não estou aqui para “derrubar” ninguém.

A questão é que você atua no food service e quer vender para o mercado de food service. Aí, não vai bastar um site de buscas para você encontrar o que precisa. Usando a linguagem do marketing digital, é preciso usar uma palavra-chave de “cauda longa”, por exemplo: treinamento de vendas para o mercado de food service.

Veja o que o Google trouxe na primeira página:

Viu aonde chegamos?

Para atuar (e vender, e sobreviver…) em um mercado com tanta especificidade como o mercado de alimentação fora do lar, você e sua equipe precisam de treinamento com uma consultoria que vai entrar na sua empresa, estudar e entender seus processos, avaliar suas estratégias e conversar com sua equipe coletiva e individualmente antes de dizer a vocês como devem trabalhar.

E isso, caro leitor, faz muita, mas muita diferença mesmo!

São quase 20 anos de trabalho diário, de visitas e atendimentos pela consultoria em que tenho assistido a muitos negócios simplesmente estagnarem e até perderem share de mercado quando a intenção da empresa, ao contrarar um “treinamento de vendas”, era exatamente o oposto.

Por que isso acontece? Porque não basta identificar a dor e buscar um remédio no balcão da drogaria. É preciso passar por um especialista, que, após uma avaliação aprofundada, vai entregar um diagnóstico detalhado e mais, vai entregar também um prognóstico para você enxergar sua melhora no médio e no longo prazos.

Se é assim com a saúde do nosso corpo, então deve ser assim com o nosso negócio.

Por isso, voltando ao nosso tema aqui, as suas vendas no food service precisam de um tratamento PERSONALIZADO!

E esse tratamento personalizado acontece a partir de 10 fundamentos para treinar seu time de vendas:

1.     Conhecer todos os itens do portfólio de venda e suas aplicações

2.     Conhecer o cardápio do cliente

3.     Saber noções básicas de gastronomia e culinária

4.     Construir relacionamento pessoal,  além do negocial

5.     Ter capacidade de sustentar uma conversa ou negociação por mais tempo ou pelo tempo necessário

6.     Aprender a rotina do comprador

7.     Entender as cestas de compras das tipologias de food service

8.     Compreender a estrutura de negócio dos clientes, seu organograma, seus decisores e influenciadores

9.     Aplicar rendimentos e conversões dos ingredientes e produtos nas fichas técnicas de pratos e no CMV da casa

10.  Conhecer o potencial total de compras do cliente para todos os itens que comercializa

Percebeu a diferença?

Go to Market!

Aqui na consultoria, minha equipe e eu desenvolvemos, e temos aplicado, uma estratégia chamada Go to Market, ou GTM ou Go to Market Estrategy.

Trata-se de um plano que apresenta caminhos para o Distribuidor, o Atacadista, o Cash&Carry e a Indústria acessarem ou melhorarem sua performance no food service, seja melhorando os indicadores, seja abrindo oportunidades nos canais e nas praças em que ainda não atuam.

E o melhor é que o Go to Market permeia todos os treinamentos de vendas da JPontara, entregando, de forma personalizada (sempre!):

  • Conhecimento do SEU público-alvo;
  • Entendimento e otimização do SEU produto ou serviço, com definição de preço competitivo;
  • Posicionamento estratégico da SUA marca;
  • Organização dos SEUS canais de distribuição.

E então? Vamos fugir do genérico e mergulhar num treinamento sob medida pra você?


JEAN PONTARA é um dos maiores especialistas em Vendas e estratégia de Go To Market ao Food Service de todo o Brasil. Atualmente, é embaixador da Fispal Food Service e há quase 20 anos, é sócio da Consultoria J.Pontara, em que tem criado estratégias, implantado projetos e formado equipes para Distribuidores, Atacadistas, Indústrias, Cash&Carry, Fabricantes de Equipamentos, Empresas de Tecnologia e Fundos de Investimentos, com uma experiência ímpar na área.

Veja também

Precisa de ajuda?