MONITORAMENTO DOS STAKEHOLDERS DO FOOD SERVICE

Monitoramento dos Stakeholders no Food Service: Importância e Benefícios

O monitoramento dos stakeholders do food service é uma prática importante e FUNDAMENTAL para entender as necessidades e expectativas dos diferentes públicos envolvidos no mercado de alimentação fora do lar, bem como os riscos e tendências desse setor.

Para quem não sabe, chamamos de stakeholders de um mercado, os diversos grupos de pessoas, organizações, entidades que têm interesse ou são afetados pela atividade deste setor, no nosso caso o Food Service.

Essa atividade pode fazer parte de um contexto de desenvolvimento do GTM- Go to Market, de um Estudo de Viabilidade de Entrada em alguma tipologia, ou ate mesmo para manutenção e crescimento do Market Share no Setor.

De alguma forma, nossa atividade econômica no food service sempre será afetada pelos movimentos dos demais participantes deste mercado, e nem sempre dos nossos concorrentes.

Este monitoramento dos stakeholders do mercado food service pode ser feito por meio de diversas fontes, como: pesquisas de mercado, feedback dos clientes, análise de concorrentes, monitoramento de mídias sociais, revistas, jornais, órgãos reguladores e associações da indústria, fornecedores e distribuidores. 

Existem dados disponíveis no mercado para isso, mas podemos produzir muitos outros através de pesquisas ou simples sondagens.

Fazemos isso com muita frequência aqui na J.Pontara para nossos clientes, em projetos de GTM!

Alguns dos stakeholders do mercado food service são:

  1. Consumidores: pessoas que compram e consomem produtos e serviços de alimentação fora do lar.
  2. Fornecedores/Produtores diversos: empresas que produzem e fornecem ingredientes, equipamentos e outros produtos ou serviços para restaurantes, bares e outros estabelecimentos de alimentação, direta ou indiretamente.
  3. Distribuidores e Atacadistas: empresas que fazem a distribuição de produtos alimentícios para estabelecimentos de food service.
  4. Funcionários: pessoas que trabalham nos estabelecimentos de alimentação, incluindo cozinheiros, garçons, atendentes, entre outros.
  5. Proprietários e gestores de estabelecimentos: pessoas responsáveis pela gestão e administração dos estabelecimentos de food service.
  6. Investidores: pessoas ou organizações que investem em estabelecimentos de food service, como sócios ou acionistas.
  7. Órgãos regulatórios: instituições governamentais que regulamentam e fiscalizam a atividade do mercado food service, como a vigilância sanitária.
  8. Mídia e influenciadores: veículos de comunicação e pessoas com grande alcance nas redes sociais que podem influenciar a percepção e o comportamento dos consumidores em relação à alimentação fora do lar.
  9. Empresas de tecnologia e inovação: fornecem soluções tecnológicas e inovadoras para melhorar a eficiência, segurança e experiência do cliente no mercado food service.
  10. Comunidade local: a indústria do food service também pode afetar a comunidade local, por exemplo, em relação à geração de empregos e ao impacto ambiental.

Listei aqui alguns dos principais stakeholders do mercado food service, mas a lista pode variar dependendo do contexto e das características específicas de cada negócio ou segmento do mercado.

Não deixe de fazer esse monitoramento pelo menos a cada 18 meses, para checar se algo mudou no mercado e se isso pode afetar sua estratégia.

Jean Pontara, é um dos maiores especialistas em Vendas ao Food Service de todo o Brasil. Há 18 anos, ele tem criado estratégias, implantado projetos e formado equipes para Distribuidores, Atacadistas, Indústrias, Cash&Carry, Fabricantes de Equipamentos, Empresas de Tecnologia e Fundos de Investimentos, com uma experiência ímpar.

Veja também

Precisa de ajuda?