Na última semana estive na APAS SHOW, um evento do setor supermercadista, e cheguei a conclusão que os vendedores que você e eu conhecemos estão deixando de existir… Como assim? Não haviam vendedores em um evento deste porte? Eu lhes respondo: havia sim, em número eles estavam presentes, mas em alma não…
Estava acompanhado de um grande cliente da consultoria, distribuidor de food service, com outros tantos negócios de distribuição, que movimenta milhões de reais por mês em compras e que buscava novos negócios no evento.
Depois de 20 a 30 visitas, DESISTI e ACEITEI, que NÃO EXISTEM MAIS VENDEDORES, fui vencido pelo cansaço e pelos vendedores não humanizados, ahh e também Supervisores, Gerentes e Diretores, QUE NÃO SE INTERESSAM POR VENDAS…
Na grande maioria dos fornecedores, não me perguntaram:
- Quais praças atendem?
- Qual canal atende(food service, supermercados, …)?
- Qual segmentação desse canal você atende?
- Quantos vendedores?
- CLTs ou Representantes na equipe?
- Quantos supervisores?
- Quantos clientes ativos na base?
- Qual seu portfólio?
- Quantos itens em linha para venda?
- Quais marcas estão mais vendendo?
- Qual margem de lucro busca nessa categoria de produtos?
- Quantos anos tem o negócio?
- Quem são seus concorrentes principais na praça?
- Quais planos de expansão?
- Como foram os anos da pandemia?
Sem isso, uma conversa de negócios não pode começar. Ninguém me fez mais que duas perguntas… Eles não tem interesse em VENDER e quando digo vendedores, incluo gerentes, supervisores de venda, pasmem, todas as pessoas de VENDA estão desinteressadas em VENDER.
Entendo que na feira é impossível dar atenção para todo mundo, mas a falta de uma abordagem mais interessada, não tão velocista, seca e desleixada não me deixou irritado, mas triste, por constatar que uma peça fundamental do nosso setor como um todo, está deixando de existir.