Calma, a chamada acima pode não ser pra você. Mas só com uma condição: se você entende a dimensão do mercado de food service no Brasil.
Afinal, somente no terceiro trimestre de 2022 – dados recentes da pesquisa CREST – os gastos das famílias brasileiras com alimentação fora do lar chegaram a R$ 55,7 bilhões.
No mesmo período, os restaurantes, incluindo seus vários nichos – pizzarias, churrascarias, fast food, self-service, à la carte etc. – foram visitados 3,3 bilhões de vezes, segundo a mesma fonte de dados.
E não era pra ser diferente. Pois, quando se fala de Brasil, todo número é superlativo. São quase 220 milhões de habitantes distribuídos em 8,5 milhões de quilômetros quadrados e mais de 5 mil municípios. Quando você leva esses números para o mercado de consumo, o ativo e o potencial… bom, faça as contas aí.
“Só venha se souber o que o espera, não queremos mais amadores!”
Por isso, venho insistindo em uma tese nas minhas últimas publicações: se você, indústria, distribuidor, atacadista, prestador de serviço… não entende como as coisas funcionam por aqui, não venha para o food service!
Os desafios (e os problemas!) são grandes e complexos na proporção dos números que apresentei acima:
- Pedidos pequenos, que desestimulam o fornecimento
- Entregas em locais de difícil acesso ou fora das rotas convencionais
- Horários restritos para entregas
- Setor altamente endividado (66% dos empreendimentos, segundo números da Abrasel)
- Baixa profissionalização e mão de obra limitada
- Defasagem tecnológica
- Vendedores com pouco interesse pelo setor (escrevi sobre isso em artigos anteriores)
Agora, o “lado cheio do copo”. Se você…
- Tem paixão por gastronomia
- Tem logística eficiente
- Quer pulverizar sua venda
- Quer vender de 4 a 6 vezes por semana para o mesmo cliente
- Quer ver seu produto ou ingrediente levando prazer às pessoas na mesa
- Quer melhorar a sua margem média de lucro
- Quer se relacionar com negócios que entregam alegria a seus clientes
- Sabe que esse é o mercado mais promissor de todos, com demanda reprimida (1,5 milhão de pontos no Brasil, imagine!)
- Entende que o cliente do setor é propenso à fidelidade na relação com o fornecedor
Então, seja bem-vindo ao food service!
E agora é comigo! Quer entrar pra valer nesse mercado? Conte com a J.Pontara!
Afinal de contas, o caminho que estou propondo aqui já foi percorrido por mim e por minha equipe 70 vezes para mais de 40 empresas. São 18 anos desbravando o food service para voltar com o mapa nas mãos e entregá-lo para você.
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JEAN PONTARA é um dos maiores especialistas em Vendas ao Food Service de todo o Brasil. Há 18 anos, ele tem criado estratégias, implantado projetos e formado equipes para Distribuidores, Atacadistas, Indústrias, Cash&Carry, Fabricantes de Equipamentos, Empresas de Tecnologia e Fundos de Investimentos, com uma experiência ímpar na área.