A maioria das pessoas que começam a empreender temem a concorrência, porque realmente é muito difícil você entrar em um mercado e além de fazer sua parte e tentar vender seus produtos, ter de lutar contra concorrentes que muitas vezes buscam simplesmente tomar seus clientes;
O Burger King vem na contra mão disso tudo, além de não temer a concorrência, eles simplesmente amam isso, vou te explicar:
O McDonald's quando abre uma nova filial, investe muito para calcular o potencial daquele ponto ou região, fluxo de carros e de pedestres, densidade populacional, perfil de consumo, uma série de fatores para determinar se naquele ponto é viável abrir uma unidade.
Quando finalmente o McDonald's conclui tudo isso e abre sua filial, o Burger King vem e abre também, as vezes em frente, ao lado, muito próximo, sempre muito próximo. E talvez você pense que isso é loucura, pois querer vender e estar ao lado do maior concorrente, parece estranho, não é?
Apesar de soar controverso essa estratégia, é super interessante:
- McDonald's já fez todos os estudos e chegou a conclusão que aquele local é bom
- A presença do McDonald's ali no local irá atrair a atenção e gerar fluxo de consumidores.
Estando ali em frente, o Burger King acaba oferecendo uma “segunda opção” e nem todo mundo quer comprar McDonald's, assim ele já se tornaria a primeira opção de quem busca esse tipo de alimentação.
Mas porque estou falando disso?
Hoje vejo muitas pessoas com medo de concorrência no mercado do Food Service, ouço muito:
- “Está muito concorrido”
- “Mercado está saturado”
- “Está muito difícil vender, nunca vou crescer”
Porém, se existe concorrência é porque o mercado está validado, se tem gente vendendo é porque existem clientes! (Oferta e Demanda)
Agora será que sua estratégia está correta?
Reveja seu planejamento, analise se está atingindo os reais pontos de dor do seu cliente, parece complicado, mas podemos te ajudar.
Faça como o Burger King, em vez de enxergar a dificuldade, enxergue oportunidades!