As feiras do setor estão voltando à ativa após o período desafiador da pandemia da COVID-19. Agora é o momento perfeito para maximizar seus resultados ao interagir com os visitantes, especialmente os distribuidores e atacadistas. Para aproveitar ao máximo essas oportunidades, não deixe de anotar as seguintes perguntas para fazer no stand:
1. Expectativas
- O que o visitante/cliente busca nesta visita/reunião com a indústria?
- Quais são as expectativas e necessidades específicas que eles esperam que você atenda?
2. Geografia e Mercados
- Onde fica a sede/matriz do visitante?
- Há quanto tempo eles estão no negócio?
- Quais regiões eles atendem?
- Qual canal eles atendem (food service, varejo/supermercados, Cash & Carry, etc.)?
- Se atendem o varejo, qual é o perfil desses clientes? Quantos caixas eles possuem?
- Se atendem o setor de alimentos, quais segmentações desse canal eles atendem?
- Qual é o valor médio das transações (ticket médio)?
- Qual é a temperatura das entregas? Seco, refrigerado, congelado?
- Se trabalham com as três temperaturas, qual é a participação de cada uma delas?
3. Equipe
- Qual é o tamanho da equipe do visitante? Quantos funcionários efetivos (CLTs) e representantes comerciais autônomos (RCAs) eles possuem?
- Quantos clientes ativos eles têm em sua base, segmentados por canal?
- Eles contam com uma equipe técnica especializada?
- Possuem promotores e repositores?
4. Portfólio e Parceiros
- Quantos itens estão disponíveis para venda em seu portfólio?
- Quais são as marcas de maior venda?
- Qual é a margem de lucro que eles buscam nessa categoria de produtos?
- Quais são os principais concorrentes na região em que atuam?
- Quais são os planos de expansão futuros?
- Eles estão interessados em estabelecer contratos de distribuição, realizar compras e vendas diretas ou atuar como broker?
- Eles trabalham com concorrentes diretos seus? Quais são eles?
Call to Action
Após atender ao visitante, é essencial definir uma sequência de ações, como o próximo contato, com quem será e quando ocorrerá. Garanta uma continuidade efetiva nas negociações e mantenha o relacionamento ativo.
Aproveite ao máximo as oportunidades nas feiras do setor e tenha conversas estratégicas com distribuidores e atacadistas. Essas perguntas fundamentais permitirão uma abordagem mais direcionada, facilitando o estabelecimento de parcerias sólidas e a conquista de bons resultados.